Para gerenciar um e-commerce, é preciso se manter conectado às novidades e  como há muitas mudanças acontecendo ao mesmo tempo, o ideal é contar com a ajuda de ferramentas estratégicas que simplificam esta missão e ajudam nos resultados.

Se você não sabe por onde começar, experimente estas 6 recomendações :

 

Google Trends – Para identificar produtos e tendências

Uma das ferramentas estratégicas grátis que podem ajudar nesta missão é o Google Trends. Este site apresenta informações sobre as buscas realizadas no Google e assim dá uma ótima ideia sobre os interesses de seus clientes, ajudando a identificar, prever ideias e localizar as melhores oportunidades de negócios.

 

Google Tag Manager – Para gerenciar Tags

As tags, também conhecidas como marcações, são um recurso fundamental hoje em dia, pois ajudam na promoção de negócios, marcas, produtos e conceitos. Usar e gerenciar as tags certas facilita a localização dos clientes.

Também é possível usar as tags para contribuir com relatórios webanalitics, em estratégias de remarketing, campanhas de afiliados e muitas outras possibilidades. Para fazer isto com eficiência, experimente o Google Tag Manager. Após logar com sua conta, basta instalar um snippet, para ajudar a monitorar as tags usadas pelo seu site.

 

Yandex Metrica – Para realizar análise e métricas

Esta ferramenta entrega gratuitamente análises do desempenho do site e é uma alternativa ao uso do tradicional Google Analytics. Com ela é possível checara usabilidade do site, verificar mapa de calor (Hetmap), análise de rolagem da página (scroll map) e mapa de cliques, tudo disponível após a inclusão de uma tag de JavaScript do  Yandex Metrica em sua página.

 

 

Ferramentas Estratégicas para aprimorar as imagens

As imagens são uns dos pontos mais importantes estrategicamente para os e-commerces. Para conseguir manter a qualidade da apresentação visual dos produtos, sem deixar que as fotos sobrecarreguem seu site, experimente usar as ferramentas estratégicas Tiny Png e Compress JPEG.

Com elas é possível reduzir o peso das imagens, que pode interferir diretamente no tempo de carregamento e usabilidade da página, sem que isto afete a qualidade das fotos.

 

Para gerenciar seus clientes e realizar ofertas

Manter o contato e gerenciar relacionamento com os clientes também é muito importante para um e-commerce. Um das melhores formas de realizar esta tarefa é investindo em campanhas de e-mail marketing.

Entre as melhores ferramentas gratuitas para esta finalidade, a ferramenta recomendada é o MailChimp. Gratuita para quem possui uma base média de 2000 e-mails cadastrados, ela é de fácil edição, possui muitos recursos e relatórios de acompanhamento, que permitem segmentar públicos, identificar oportunidades de negócios e avaliar o engajamento, por exemplo.

 

Similar Web – Para analisar concorrentes

Como se manter competitivo é uma regra imprescindível, não deixe de acompanhar o desenvolvimento e novidades de seus principais concorrentes. Para facilitar esta tarefa, experimente o Similar Web. Uma ferramenta que ajuda a avaliar o posicionamento de outros sites, identificar palavras-chave utilizadas, e demais detalhes para insights do seu negócio.

 

 

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