A Pagtel, especializada em pagamentos móveis e a Mobi.life, empresa especialista em mercado mobile, realizaram uma pesquisa sobre comportamento do consumidor e M-commerce. O levantamento constatou que o brasileiro vem comprando mais através do celular, o que é uma excelente oportunidade para investimentos em comércio eletrônico.

O estudo levantou dados entre maio e junho de 2014 e descobriu um aumento no número de compras através de celulares. No ano passado 57% dos entrevistados haviam feito pelo menos uma compra por celulares ou tablets, já em 2014 este número subiu para 67%. O que comprova a preferência do consumidor pelo m-commerce.

A venda através de celulares há poucos anos atrás era vista com desconfiança e insegurança, muitos vendedores acreditavam não ser um mercado promissor, no entanto, o consumidor está comprovando o contrário.

Na hora da compra por celulares, os fatores que mais inspiram confiança no m-commerce são a marca do site, a loja ou aplicativo, em primeiro lugar com 80% e as formas de pagamentos apresentadas, em segundo lugar com 56%.

Dados como estes comprovam que há oportunidades para diferentes tipos e portes de negócios. Mesmo empresas menores podem se beneficiar das vantagens do m-commerce se focarem na fidelização do consumidor facilitando o acesso aos seus produtos também pelos celulares.

Segurança e clareza fazem diferença para o consumidor

O que vem estimulando a decisão de compra do consumidor em plataformas móveis como o m-commerce é a segurança. Por isto, não perca o foco nos esforços para gerar credibilidade e fidelização.

De acordo com a pesquisa, 47% dos clientes avalia os termos de segurança do site ou aplicativo antes de fazer uma compra, 39% checa comentários de outros usuários, 37% se sentem confiantes quando é solicitada senha pessoal e 20% sentem-se seguros com verificações biométricas de segurança.

Como a pesquisa utilizou metodologia aberta, em que os entrevistados poderiam optar por mais de uma resposta, não invista em apenas uma destas medidas, adeque a segurança para alcançar a todos os públicos e construir relações claras e seguras entre o consumidor e sua empresa.

Como Investir em acessibilidade pelo m-commerce

O primeiro passo para investir em m-commerce é adaptar a interface do seu site tornando-o responsivo. O consumidor precisa se sentir confortável ao acessá-lo e muitas empresas perdem negócios que poderiam ser fechados por celulares porque o cliente desiste da compra ao encontrar dificuldades no acesso.

Dentre os motivos para desistência da compra, 43% são por insegurança no site, 32% porque os clientes acham o site desconfigurado para celulares e de difícil acesso e 29% por dificuldade de visualização devido ao tamanho da tela.

Para solucionar estas dificuldades siga estes principais passos:

  1. Procure a ajuda profissional e torne a visita ao seu site uma excelente experiência para o consumidor.
  2. Invista em desenvolvimento de aplicativos personalizados.
  3. Ofereça formas de pagamento seguras, pagSeguro, PayPal ou outras.
  4. Envolva-se mais com seu cliente. Desenvolver sistemas personalizados poderão dar ao seu m-commerce e e-commerce grandes diferenciais.
  5. Mantenha-se atento às novidades e movimentos da concorrência.
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