O gigante de vendas chinês é um dos grandes motivadores do aumento de compras por brasileiros na internet. O famoso site vem estimulando as compras e conduzindo brasileiros a aproveitarem vantagens como a comodidade e praticidade das compras em e-commerce.

Líder do segmento no país, o site alcançou o maior volume de vendas. Entre os meses de julho e setembro de 2014 foram mais de 11 milhões de produtos enviados, superando até mesmo o grupo B2W, formado por empresas como Americanas.com e Submarino, que alcançaram no mesmo período 3,8 milhões de produtos vendidos.

Embora a presença destes gigantes do e-commerce assuste os pequenos e médios concorrentes no e-commerce, esta notícia deve ser encarada com otimismo pelo mercado e como oportunidade para os empreendedores do setor, pois retrata o grande interesse do brasileiro em realizar compras de forma dinâmica, rápida e prática.

De acordo com dados da 29 pesquisa Web Shoppers, só em 2013 9,1 milhões de pessoas realizaram sua primeira compra, ajudando o setor de e-commerce a conquistar mais 51,3 milhões de consumidores, atingindo 88,3 milhões de pedidos pela internet.

 

Como aproveitar as oportunidades do e-commerce no Brasil?

O gigante chinês, embora venha crescendo no solo brasileiro, ainda apresenta desvantagens consideráveis para os clientes que podem ser a grande oportunidade para o mercado nacional.
Entenda melhor sobre os pontos fracos do concorrente e saiba no que deve investir para que seu e-commerce cresça. Confira abaixo as dicas:

  • Invista numa plataforma adequada para seu e-commerce 

    O site pode ser sofisticado, bonito e atraente, mas se o mesmo for de difícil acesso ou se as informações não estiverem claras e objetivas o cliente poderá desistir.
    O ideal é que a solução procurada seja apresentada em poucos cliques e que haja uma identificação inteligente das preferências do cliente para ofertar o produto ideal. Ter uma plataforma adequada e personalizada faz muita diferença. Saiba mais.

  • Invista em um sistema personalizadoA inteligência tecnológica permite alcançar um diferencial diante da concorrência. Com um sistema personalizado é possível criar adaptações específicas às suas necessidades, sejam elas melhorias em processos internos, com clientes ou em diferentes níveis de gestão.
    Há soluções para empresas de diferentes portes. Até mesmo pequenos e médios negócios podem personalizar suas operações e crescer.
  • Aproveite os custos reduzidos da publicidade e do marketing onlinePor estar no Brasil, seu negócio possui a vantagem de conhecer melhor e mais detalhadamente os gostos e preferências dos seus clientes e público-alvo. Aproveite e monte campanhas e ações focadas em seus clientes.
  • Não tema a concorrência, empreenda!Especificamente no caso do AliExpress os custos devem aumentar no próximo ano com a previsão de tributação dos produtos pela Receita Federal já no momento da compra, com isto, os preços serão menos competitivos do que são atualmente, então, anime-se, é possível superar a concorrência.
  • Invista em logísticaUma das principais desvantagens para clientes que compram em sites chineses como o AliExpress é a demora na entrega. O e-commerce brasileiro não possui esta desvantagem, normalmente o prazo de entrega é infinitamente menor.
    De todo modo, não deixe de acompanhar e buscar opções alternativas para realizar suas entregas em caso de problemas rotineiros como greve dos correios e demais dificuldades que podem prejudicar sua logística.
    Oferecer a melhor experiência para seu cliente do início ao fim da transação certamente estimulará o retorno e a fidelização.

 

Com o foco em seu negócio, seguindo todas as regras acima e com coragem, as chances de sucesso são enormes. Precisando de ajuda para desenvolver a plataforma ideal e investir em sistemas personalizados, entre em contato.