Como a internet é um canal que possui como uma das principais vantagens a facilidade para mensuração e acompanhamento periódico dos resultados, separamos para você uma relação com as principais métricas para avaliar os resultados e estratégias do seu site, confira.

 

Para que seu trabalho de avaliação dos resultados do seu site seja ainda mais eficiente, é preciso conhecer as alternativas de métricas para avaliar os resultados e ajudar a revisar as estratégias da sua página, do seu negócio e de suas campanhas de marketing.

 

Melhores métricas para avaliar os resultados

 

Entre as melhores alternativas para realizar um trabalho de web analytics, mais eficiente, comece a se basear em dados como:

 

1) Taxa de abertura de Email Marketing

O e-mail marketing é uma das melhores formas de construir relacionamentos com os clientes, engajar, criar campanhas de automação de marketing e ainda podem ajudar em muitas outras modalidades de campanhas.

Para começar a avaliar a eficiência de suas ações de e-mail marketing, sempre avalie esta taxa de abertura de suas campanhas. Embora apenas a visualização não seja um dado suficiente para avaliar as conversões diretas, elas servem como uma orientação para avaliar o interesse dos seus clientes por suas campanhas e sua marca.

Ela se torna mais especial ainda quando você a utiliza estrategicamente para comparar o desempenho de duas campanhas diferentes e também na realização de testes A/B, onde você cria duas campanhas diferentes e avalia qual delas possui melhor resultado e desempenho.

Outro ponto importante é saber que quanto mais relevantes forem seus e-mails, maiores as chances de conquistar engajamento em sua lista de clientes e também melhores serão seus resultados de conversão.

Além da taxa de abertura, outras métricas para avaliar os resultados e estratégias do seu site, com a ajuda das campanhas de email são: Taxa de Cliques, Total de Conversões via email, Taxa de Conversão da Landing Page, quando sua campanha direcionar para um modelo de página como esta.

 

2) Estatísticas de anúncios

Você já deve ter ouvido que o uso de campanhas patrocinadas é uma ótima estratégia para alavancar os resultados de um site, não é mesmo? Entre as opções mais populares estão alternativas como Facebook Ads e o Google Adwords.

Se você resolveu ou está planejando o início de uma campanha patrocinada para melhorar seus resultados, comece avaliando o número de impressões, que se refere ao total de exibições de seus anúncios.

Mas além deles, aproveite para notar também o CPL (Custo por Lead) de suas campanhas, para avaliar o retorno real da campanha e também não abra mão do uso de métricas para avaliar os resultados como o CTR, uma taxa que avalia a relação entre cliques e impressões.

Também cheque periodicamente Custo por Lead (CPL) da campanha e CPL de cada palavra-chave comprada no AdWords e tenha em mente que quanto menores forem os custos de aquisição e para conversão de clientes, maior será o ROI (retorno sobre investimento) do seu negócio online.

 

3) Análise das Fontes de tráfego

Fique atento à origem das suas visitas, pois saber de onde eles estão vindo é fundamental, para checar o desempenho geral de suas campanhas de marketing, além de ajudar a rever e planejar estratégias de novas ações ainda mais eficientes junto ao público.

Experimente ficar atento a dados como:

 

  • Volume de buscas orgânicas: Visitas que vieram organicamente através de mecanismos como o Google e o Bing.
  • Volume de Referrals: Visitas vindas de inbound links em outros sites.
  • Social Media: Visitas que vieram de mídias sociais como Facebook, Twitter, Google Plus e LinkedIn, por exemplo.
  • Email Marketing: Visitas que vieram de suas campanhas de email.
  • Paid Search: Visitantes que com origem nas campanhas pagas.
  • Tráfego direto: Pessoas que digitaram o endereço de seu site diretamente no navegador.
  • Outras campanhas: Visitas de pessoas que vieram de uma URL única rastreada.
  • Fontes Offline: Leads e visitas que não tem uma fonte definida.

 

Dicas para melhorar

Fontes de tráfego vão se tornar o melhor relatório para conhecer os seus principais canais de marketing. Você será capaz de dizer quais campanhas estão trazendo melhores resultados e se você deveria investir mais em algum canal específico. E ao analisar esses dados você também conseguirá entender como os diferentes canais performam.

Como sempre, descubra o canal que está performando melhor e descubra quais ações foram realizadas para que isso ocorra. Você também pode fazer campanhas específicas para cada canal em semanas diferentes e ter exatamente a performance de cada um deles. Depois, compare os resultados e altere aquelas que tiveram piores resultados.

 

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